Idioma: Português English Español

Publicado em 10/06/2014 às 12:06:46

A obra de revitalização da Escadaria 14 de Outubro, em Guaíba, foi entregue oficialmente nesta sexta (06). A entrega foi feita por executivos da Toyota, empresa que patrocinou a reforma, através da Fundação Toyota Cultural.

A Escadaria com 147 degraus recebeu iluminação, bancos, lixeiras e um painel, que retrata a reunião onde os líderes farroupilhas planejaram a tomada de Porto Alegre,em 1835, pintura do artista plástico guaibense, Valdir Gomes.

A obra de construção da Escadaria começou em 1965, mas só foi concluída em janeiro de 1969. No local existia um declive acentuado, conhecido como "Lomba do Inferno".
No sábado, às 17h ocorre a festa de reinauguração da Escadaria com intervenções artísticas e show do Binho Ribeiro.

Os executivos foram recepcionados na Vitrine Cultural, pelo Prefeito Henrique Tavares, a secretária Claudia Mara Borges Rosa e demais secretários e diretores da administração. A instrumentista Cleonice Nobre, indicada ao Açorianos de Música, na categoria Instrumentista Regional,fez uma apresentação em Gaita Ponto de oito baixos.

Henrique Tavares destacou a importância do apoio da Fundação Toyota em mais um projeto cultural do Município. "Primeiro foi a antiga Casa do Juiz que recuperamos e é hoje esta galeria de arte batizada de Vitrine Cultural, um dos locais mais visitados da cidade. Agora o Belvedere e a Escadaria totalmente revitalizados. Agradeço em nome da nossa população", finalizou o prefeito.

Compartilhar: